quinta-feira, 31 de maio de 2007

SATURNO

Sonda vê misterioso hexágono em Saturno:
Nuvens em forma de favo de mel circundam pólo Norte do planeta. Dentro da área cabem quase quatro Terras.


Imagem foi feita em 29 de outubro de 2006, 902 mil quilômetros acima de Saturno. (Foto: Nasa)

Um estranho desenho em favo de mel circundando todo o pólo Norte de Saturno capturou o interesse de cientistas da sonda Cassini, da Nasa. O hexágono tem quase 25 mil quilômetros (quase quatro Terras) e foi visto pela primeira vez pelas sondas Voyager 1 e 2, há mais de vinte anos. As novas imagens feitas agora pela Cassini indicam que o misterioso fenômeno é duradouro e mostram ainda um novo hexágono, mais escuro que o primeiro.

Nunca vimos nada como isso em nenhum planeta", afirmou Kevin Baines, especialista na atmosfera saturnina, da equipe de mapeamento visual e infravermelho da Cassini. "A densa atmosfera de Saturno é dominada por ondas em formas circulares e é o último lugar onde você esperaria encontrar uma figura geométrica de seis lados como essa, mas ali está ela," diz ele.

O hexágono pode ser uma variação de um fenômeno comum na Terra, o vórtice polar, onde ventos sopram de forma circular em torno dos pólos.

Agora, os cientistas aguardam o fim do inverno no pólo Norte do planeta para poder analisar o mistério mais facilmente.


Imagem colorida revela contrastes de Saturno:
Fotografia foi tirada pela sonda Cassini e teve suas cores naturais alteradas. Mudança marca diferenças entre áreas acima e abaixo dos anéis do planeta.

Acima da sombra dos anéis há diversas nuvens brilhantes e espalhadas. Abaixo, uma faixa equatorial que normalmente é detectada nas imagens monocromáticas feitas em infravermelho. No canto esquerdo, é possível ver os famosos anéis. (Foto: Nasa)

Cassini vê Saturno em versão psicodélica:
Combinação de diversos comprimentos de onda de luz gerou imagem. Visão contempla diferenças entre a região iluminada pelo Sol e a área escura.

Imagem de Saturno obtida pela Cassini; mosaico foi feito com 25 fotografias coletadas em 13 horas (Foto: Nasa)

Nenhum comentário:

MAIS BLOGS: