terça-feira, 14 de julho de 2015

Astrônomos descobrem sistema solar com cinco sóis


Reprodução


Se com um Sol já tem dias que a gente simplesmente não consegue viver no calor, imagina se tivéssemos cinco? Pois essa a situação de um novo sistema solar encontrado na constelação de Ursa Maior. O grupo é inédito por sua formação: duas estrelas binárias e um dita simples.

As pares de binárias fazem uma órbita em torno do mesmo centro de gravidade, mas estão bem distantes umas das outras — nada menos do que 21 bilhões de quilômetros. Para se ter noção de como esse sistema é vasto, a distância entre o nosso Sol e Plutão é de 7 bilhões de quilômetros.

“Trata-se de um sistema verdadeiramente exótico. Em principio, não há razão para que ele não contenha planetas. Habitantes desses plantes teriam um céu capaz de botar produtores de Hollywood no chinelo, eles poderiam ter nada menos do que cinco sóis diferentes brilhando ao mesmo tempo no céu”, explica Marcus Lohr, um dos astrônomos responsáveis pela descoberta.

O objetivo dos especialistas agora é que a descoberta seja aprofundada. Encontrar planetas seria um passo e tanto, mas de difícil execução. E apesar do ânimo pelo novo e exótico sistema solar, Lohr informa que essa não é a primeira vez que uma formação dessas é vista. O telescópio Kepler, da Nasa, já descobriu outro grupo de cinco estrelas.[Fonte: Yahoo]

Nenhum comentário:

MAIS BLOGS: