segunda-feira, 6 de julho de 2015

Nasa flagra buraco negro 'arrotando' raios-X em fenômeno raríssimo

Reprodução

Não é só seu primo mal educado que arrota nem aí para o que está em volta. Esse fenômeno também é repetido por buracos negros, que expelem nada menos do que raio-X. O fenômeno raríssimo não era registrado desde 1989, mas foi flagrado por um satélite da Nasa.

O pulso de raios-X emitidos pelo buraco negro V404 Cygni chamou a atenção dos controladores do satélite Swift, que flagrou o ocorrido. Ele está na constelação de Cisne, que fica oito mil anos-luz distante da Terra. 

“esse topo de erupção é bastante raro. Quando detectamos um, usamos tudo o que temos para monitorar suas emissões, dos sinais de rádio aos raios gama. No momento, o V404 Cygni está mostrando uma variação excepcional nas emissões e nos oferece uma rara chance de observação desse fenômeno”, explica Neil Gehrels, astrônomo da Nasa.

Emissões deste tipo são consideradas brilhantes, mas atingem seu pico de intensidade apenas em alguns dias. Elas ocorrem quando gases são atraídos pelos buracos negros por meio de sua gravidade e, então, expelidos. O fenômeno é extremamente raro e por isso sua gravação foi muito comemorada.[Fonte: Yahoo]

Nenhum comentário:

MAIS BLOGS: