quarta-feira, 26 de outubro de 2022

NASA Divulga a Sonificação de Dados: Buraco Negro no Centro do Aglomerado da Galáxia de Perseus (raio-X)

 

Desde 2003, o buraco negro no centro do aglomerado de galáxias Perseus tem sido associado ao som. Isso porque os astrônomos descobriram que ondas de pressão enviadas pelo buraco negro causavam ondulações no gás quente do aglomerado que poderiam ser traduzidas em uma nota - uma que os humanos não podem ouvir cerca de 57 oitavas abaixo do meio C. Agora uma nova sonificação traz mais notas para esta máquina de som do buraco negro. Esta nova sonificação - ou seja, a tradução de dados astronômicos em som - está sendo lançada para a Semana do Buraco Negro da NASA este ano.

De certa forma, essa sonificação é diferente de qualquer outra feita antes (1, 2, 3, 4) porque revisita as ondas sonoras reais descobertas em dados do Observatório de Raios-X Chandra da NASA. O equívoco popular de que não há som no espaço se origina com o fato de que a maior parte do espaço é essencialmente um vácuo, não fornecendo meio para que ondas sonoras se propaguem. 

Um aglomerado de galáxias, por outro lado, tem grandes quantidades de gás que envolvem centenas ou mesmo milhares de galáxias dentro dele, fornecendo um meio para as ondas sonoras viajarem.Nesta nova sonificação de Perseu, as ondas sonoras que os astrônomos identificaram anteriormente foram extraídas e tornadas audíveis pela primeira vez. As ondas sonoras foram extraídas em direções radiais, ou seja, para fora do centro. Os sinais foram então ressintéticos na faixa da audição humana, escalando-os para cima em 57 e 58 oitavas acima de seu verdadeiro tom. Outra maneira de dizer isso é que eles estão sendo ouvidos 144 quatrilhões e 288 quatrilhões vezes maiores do que sua frequência original. (Um quadrilhão é de 1.000.000.000.000.000.) A varredura semelhante ao radar ao redor da imagem permite que você ouça ondas emitidas em direções diferentes. Na imagem visual desses dados, azul e roxo mostram dados de raios-X capturados por Chandra. Crédito: NASA/CXC/SAO/K.Arcand, SYSTEM Sounds (M. Russo, A. Santaguida)

ESTÁ ESCRITO NA PALAVRA DE D'US:

Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo...Salmos 19:1-4

Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular, quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus? Jó 38:4-7


OUÇA MAIS SONIFICAÇÕES DE DADOS DO UNIVERSO AQUI!


Nenhum comentário:

MAIS BLOGS: