sexta-feira, 25 de abril de 2008

Novas imagens do Hubble mostram colisão de galáxias



O Space Telescope Science Institute divulgou nesta quinta-feira (23/04/2008) 59 novas imagens do Telescópio Hubble, para comemorar os 18 anos de seu lançamento. Fotos mostram imagens da colisão de galáxias, com elas rodando, deslizando e entrando uma na outra. O movimento pode dar origem a galáxias novas e maiores.
"Esse novo atlas do Hubble ilustra dramaticamente como as colisões de galáxias produzem uma variedade notável de estruturas complexas, em detalhes nunca vistos antes", afirmou o instituto, em um comunicado.

Imagens do telescópio Hubble mostram fusão de galáxias no Espaço; fotos estão em álbum do Space Telescope Science Institute
"Os astrônomos observam apenas uma entre as milhões de galáxias no Universo próximo em ato de colisão. Entretanto, fusões de galáxias eram muito mais comuns há muito tempo atrás, quando elas estavam mais próximas", diz o instituto.
As imagens, disponíveis na internet, representam uma visão do passado. Leva centenas de milhões de anos até que as galáxias se fundam --a luz de suas estrelas "viajaram" também por centenas de milhões de anos pelo espaço.
Como o equipamento orbita fora da atmosfera da Terra, as câmeras do Hubble podem fazer imagens extremamente nítidas. O futuro do telescópio é controverso, já que exige manutenções regulares feitas por astronautas.
Depois do desastre de 2003 com o Columbia, uma missão marcada inicialmente para 2004 foi cancelada. A Nasa (agência espacial norte-americana) chegou a pensar em abandonar o telescópio, bastante popular entre os cientistas. Depois dos protestos, a agência voltou atrás e uma missão para fazer reparos no Hubble está marcada para agosto. Em 2013, o telescópio James Webb deve substituir o Hubble. (Fonte: FolhaOnline)


Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaríamos de sugerir nosso portal e nosso feed (RSS) como fonte de notícias sobre astronomia e astronáutica, como também de eventos nacionais relacionados ao tema.
www.boletimsupernovas.com.br

MAIS BLOGS: