quarta-feira, 30 de maio de 2007

ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO DA LUA

Por que a Lua não parece ter movimento de rotação?

Como vemos sempre o mesmo lado da Lua, é compreensível pensar que o satélite natural da Terra não tem movimento de rotação, certo? Errado. A "Lua tem rotação sim, só que o período em que ela gira em torno de si mesma leva o mesmo tempo do movimento de translação em torno da Terra", explica a astrônoma astrônoma da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Thaisa Storchi Bergmann.
Ela diz que à medida que a Lua gira em torno da Terra, ela gira também em torno do seu eixo. Por isso sempre vemos a mesma face do astro. "Uma analogia interessante pode ser realizada com uma experiência caseira: girar em torno de uma cadeira olhando para ela. Depois de um giro completo, além de dar uma volta na cadeira, teremos feito o movimento de rotação", exemplifica. Isso acontece porque a Terra, com sua imensa força gravitacional, acaba freando a rotação da Lua. Isso se chama força de maré. "Conhecemos as marés produzidas pela Lua na Terra, mas a Terra produz uma força de maré ainda mais forte sobre a Lua", diz.

9 comentários:

Anônimo disse...

sem dúvida este site aborda temas bastante interessantes.
obrigado por me ter ajudado no trabalho de fisico-Química

ana disse...

Gostei muito dessa grande resposta que recebi. Com muita certeza, vai me ajudar no trabalho de Ciência. Eu agradeço a grande resposta que recebi. Com certeza esse site é muito bom para o aprendizado de um aluno com dúvidas

Anônimo disse...

Obrigada por me ajudar na lição de ciências . Tenho que pesquisar em vários sites sobre todos os planetas e não pode ser no Wikipédia o professor é chato , mais gostei muito desse site ! Valeu por me ajudar !

Ricardo disse...

e pq q isso nao acontece com a terra em relaçao ao sol???

Eliude Santana disse...

A segunda lei de Newton não funciona mais! Como se explica?
http://informaridendo.blogspot.com/2011/08/segunda-lei-de-newton-nao-funciona-mais.html

O Fator Quântico – Os 90% do DNA que os cientistas ainda não encontraram!
http://informaridendo.blogspot.com/2011/09/o-fator-quantico-os-90-do-dna-que-os.html#links

Anônimo disse...

eu queria saber qual é :
O periodo de rotaçao e o periodo de tranlaçao da lua a sua velocidade orbital e o seu diametro .

Anônimo disse...

Isso significa que uma foto da lua tirada aqui no Brasil deveria ser diferente de uma tirada no Japão. Deveriam mostrar suas faces opostas. Estou correto?

Anônimo disse...

Este site parece ser bom, mas esta resposta não ajudou muito, porque eu queria saber o tempo que demora a fazer o período de rotação e translação, e em que sentido.

Anônimo disse...

O texto é bom só não falou o que eu precisava para que lado acontece a rotação e a translação da Lua.

MAIS BLOGS: