quinta-feira, 12 de julho de 2007

LOCALIZADO PLANETA COM ÁGUA


Localizado planeta com água fora do Sistema Solar:

Ao analisar a luz de uma estrela, depois de filtrada pela atmosfera de um planeta 64 anos-luz distante do Sol, uma equipe internacional de cientistas concluiu que o planeta HD 189733b, um gigante gasoso semelhante a Júpiter, tem água.



Ao analisar a luz de uma estrela, depois de filtrada pela atmosfera de um planeta 64 anos-luz distante do Sol, uma equipe internacional de cientistas concluiu que o planeta HD 189733b, um gigante gasoso semelhante a Júpiter, tem água. A aparente ausência do líquido nos corpos localizados fora do Sistema Solar vinha intrigando cientistas há tempos. A detecção da substância em HD 189733b é a primeira considerada conclusiva. As observações mais recentes, descritas na edição desta semana da revista Nature, foram conduzidas por uma equipe liderada por Giovanna Tinetti, da Agência Espacial Européia (ESA). HD 189733b orbita uma estrela na constelação de Vulpecula ("pequena raposa", em latim), a 64 anos-luz do Sol. O planeta tem a propriedade de passar diretamente entre sua estrela e a Terra, o que permitiu aos cientistas analisar a luz estelar que atravessa as bordas de sua atmosfera. Eles descobriram que o planeta projeta uma "sombra" maior quando observado em uma faixa de luz específica, e concluíram que esse efeito é produzido pela absorção dessa faixa de luz pela água presente na atmosfera. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

3 comentários:

Gustavo disse...

olaaa
divulga meu blog sobre astronomia por favor?
vlw
é astronomia vip
astrovip.blogspot.com

márcio disse...

sou licenciando em fisica pelo ifrj e estou no 8º periodo. queria parabeniza-lo pelo blog como um todo. há diversas matérias interessantes. pena que minha internet é superlenta e não tenho muito tempo pra esperar abrir os textos mas pretendo fazer outras visitas e ler todas as materias.
caso queira entrar em contato, meu email é marciocsjobs@yahoo.com.br

Anatiely disse...

minha maior paixão é descobrir novidades astronomicas e esse site me proporciona uma vontade enorme de querer aprender mais e mais.sou apenas uma estudante mais amo ocupar minhas horas vagas aprendendo sobre essa ciencia fascinante.

MAIS BLOGS: