quarta-feira, 31 de outubro de 2007

O maior Buraco Negro

Aurore Simonnet/Sonoma State University/Nasa/Divulgação
O buraco negro tem uma massa entre 24 e 33 vezes superior à do sol

Encontrado o maior buraco negro já observado:
A Nasa, agência espacial americana, divulgou nesta terça-feira imagens captadas pelo observatório Chandra X-ray e o Satélite Swift daquilo que ela acredita ser o maior buraco negro já observado. O buraco possui entre 24 e 33 vezes a massa do sol.

A descoberta foi realizada por uma equipe de cientistas liderados pela astrônoma Andrea Prestwich, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian de Cambridge, no Estado americano de Massachussets.
O imenso buraco negro se localiza em uma pequena e instável galáxia, conhecida como IC 10, que fica a cerca de 1,8 milhões de anos-luz da Terra. Duas estrelas orbitam em torno dele, lançando grandes quantidades de gás e explosões cósmicas, em sua jornada pelo espaço. Os fenômenos são lançados para dentro do buraco no formato de espirais e depois desaparecem em sua imensidão, produzindo calor e emitindo raios-x.
A descoberta supera o buraco negro encontrado no último dia 17 de outubro por uma equipe internacional de cientistas, que tem uma massa 16 vezes superior à do Sol. Ele foi o primeiro conhecido em um sistema binário eclipsante.
Segundo um artigo publicado na revista científica britânica Nature, este sistema binário, formado por um buraco negro e por uma estrela com grande massa, na espiral da Galáxia do Triângulo (também conhecida como M33), está a cerca de 3 milhões de anos-luz da Terra. (Fonte: Terra)
Mais:

6 comentários:

Anônimo disse...

eu me chamo jakellyne ha possibilidade desse buraco negro entrar em contato com o planeta TERRA???

Anônimo disse...

"O imenso buraco negro se localiza em uma pequena e instável galáxia, conhecida como IC 10, que fica a cerca de 1,8 milhões de anos-luz da Terra."

Tá bem longe da terra... sem motivo pra preocupação. ;)

Anônimo disse...

Como pode ser tão lindas...

Anônimo disse...

foi para esse lugar que mandaro bin laden

Anônimo disse...

Chamo-lhe Fernanda,e gostaria de sabe,se eles tirarao apenas essa foto do Buraco Negro,eu estudo intensamente sobre eles e queria mais fotos detalhadas,Obrigada

Anônimo disse...

eu tb querias mais fotos. Buracos negros são fascinantes.

MAIS BLOGS: