sábado, 25 de julho de 2009

Eclipse Total

O eclipse chegou ao sudoeste da China a partir das 09h00 local (22H00 Brasília), e a província de Sichuan foi a primeira a ter o fenômeno visível, e bem visível, segundo imagens transmitidas pela TV estatal. Foto:Pedro Ugarte/AFP (Fonte: Yahoo Notícias)


O mais longo eclipse solar total do século 21 avançou nesta quarta-feira (22/07/2009) pela Ásia, passando por Índia e China, os dois países mais povoados do planeta.
Até dois bilhões de pessoas podem ter observado diretamente este "enorme" eclipse do Sol, um recorde na história da humanidade, segundo os astrofísicos.
A partir da 00H30 GMT (21H30 Brasília), a escuridão voltava a uma faixa de 15 mil km de comprimento por 258 km de largura, atravessando a Índia de oeste a leste, chegando ao Nepal, Butão, Bangladesh, Myanmar, China e às ilhas meridionais japonesas.
O eclipse chegou ao sudoeste da China a partir das 09h00 local (22H00 Brasília), e a província de Sichuan foi a primeira a ter o fenômeno visível, e bem visível, segundo imagens transmitidas pela TV estatal.
Em Xangai, que recebeu milhares de turistas nos últimos dias, o tempo encoberto não permitiu observar plenamente o eclipse.
Na Índia, a agência Cox and Kings fretou um Boeing 737-700, que decolou de Nova Délhi antes do amanhecer para "interceptar" o eclipse total a uma altitude de 12.500 metros, voando para o leste, em direção ao Estado de Bihar. Os 21 assentos do aparelho no lado do nascente foram vendidos a 1.700 dólares cada.
Milhares de pessoas assistiram ao fenômeno na cidade santa hindu de Varanasi, constatou o fotógrafo da AFP.
O Sol ficou completamente encoberto pela Lua durante seis minutos e 39 segundos em uma região pouco habitada do Pacífico, um recorde que apenas será superado no ano de 2132.
O eclipse é envolto em grande superstição na Índia e na China.
No evento de um eclipse, alguns hindus (80% dos 1,17 bilhão de indianos) acreditam que os demônios Rahu e Ketu "tragam" o Sol, fazendo com que seja impossível comer os alimentos e tornando a água impotável.
As indianas grávidas, que programaram cesariana para esta quarta-feira, decidiram reprogramar a cirurgia devido ao fenômeno, revelou Shivani Sachdev Gour, ginecologista do hospital Fortis de Nova Délhi.
Na China Imperial, os eclipses eram presságio de catástrofes naturais ou da morte de um imperador. Estas crenças e superstições ainda não desapareceram.
Segundo um artigo do portal chinês Baidu.com., "a probabilidade de haver violência ou uma guerra após um eclipse total é de 95%". (Fonte: Yahoo Notícias)

Nenhum comentário:

MAIS BLOGS: