sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

NASA: lançamento de sonda para estudar o sol

A NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, lançou esta quinta-feira uma sonda ao espaço para estudar o Sol, avança a BBC.

O Observatório de Dinâmica Solar foi lançado do Cabo Canaveral, no Estado da Florida. Durante a missão, prevista para cinco anos, a sonda vai captar imagens detalhadas do Sol para melhor compreender o impacto da estrela sobre a Terra.

Um sol muito activo pode prejudicar o funcionamento de satélites, comunicações e sistemas de fornecimento de energia na Terra. Com este projecto, os cientistas vão tentar também melhorar as previsões desse «clima espacial».

«A missão vai revolucionar a nossa visão do sol e vai revelar como a actividade solar afecta o nosso planeta, para além de nos ajudar a antecipar o futuro», declarou uma das cientistas do programa da NASA.

A sonda foi lançada depois de anos de baixa actividade solar, e a SDO deve monitorizar a estrela quando esta começar a apresentar uma actividade maior.

«O sol tem estado dramaticamente inactivo», afirmou Richard Harrison, um dos investigadores do programa SDO, na Grã-Bretanha.[Fonte: TVi24]

Nenhum comentário:

MAIS BLOGS: