sábado, 8 de maio de 2010

O universo na palma da mão

Aplicativos para smartphones tornam a astronomia mais acessível e divertida

Para desvendar as constelações e aprender mais sobre o espaço, não é mais obrigatório ter uma luneta em casa. Um smartphone pode ser um instrumento útil e instigante para os astrônomos amadores com a oferta de aplicativos como Starmap, Google Sky Map e Star Walk, entre outros. Em sua maioria, esses programas disponíveis via internet se baseiam no conceito de realidade aumentada – tecnologia que, a grosso modo, consiste em apontar um dispositivo móvel para um determinado objeto e obter mais informações do que as que estão simplesmente ao alcance dos olhos.

Há opções distintas de aplicativos que variam de acordo com o nível de conhecimento astronômico do usuário e o sistema operacional usado pelo smartphone. A maioria dos programas está disponível para iPhone, via loja virtual App Store, da Apple, mas também há alternativas para aparelhos que funcionam com a plataforma Android, o sistema operacional de código aberto do Google para smartphones (veja quadro*).

Se você é iniciante, uma boa dica é começar pelo Star Walk. O aplicativo é capaz de identificar planetas, estrelas e constelações e fornecer detalhes em termos possíveis de serem compreendidos por amadores. Por exemplo, se você estiver procurando pela constelação de Gêmeos, o aplicativo mostrará como ela está aparecendo no céu naquele exato momento. O usuário que tocar na tela do aparelho sobre Pólux, a estrela mais brilhante da constelação, e selecionar o ícone de informação, verá um display com uma breve descrição sobre o astro.

Para astrônomos mais avançados, o Starmap Pro parece ser um aplicativo mais interessante. O programa pode ser usado como se fosse um controle remoto que aponta um telescópio para objetos distantes ou ser ajustado para exibir como as estrelas vão parecer quando vistas com lentes diferentes. Pelo site starmapshare.com o aplicativo também permite ver imagens que os outros usuários fizeram e colocaram na rede.

Menos ambicioso é o Starmap 3D, aplicativo que, entre outras coisas, leva o usuário a se sentir no controle de um voo simulado pelo espaço sideral. Para quem não tem a pretensão de descobrir o próximo cometa, é uma boa pedida e garantia de diversão. O Pocket Universe segue na mesma linha. Concebido para ser intuitivo, o aplicativo permite apontar o smartphone para o céu e começar a aprender. O programa também traz uma opção que apresenta uma lista de planetas que podem ser observados a olho nu.

John Kennedy, o desenvolvedor do aplicativo, diz que, em breve, uma nova versão do software estará disponível para smartphones com plataforma Android. Nesse caso, o programa enfrentará uma dura concorrência com o Google Sky Map, um software gratuito e que funciona muito bem. Basta digitar “Jupiter” ou “M83” na caixa de pesquisa, por exemplo, e o programa indicará em qual direção apontar o smartphone. Infelizmente, o software não oferece opções para você aprender mais sobre o astro escolhido. Comparado aos aplicativos para iPhone, as alternativas para os smartphones com plataforma Android ainda são restritas, mas tendem a crescer acompanhando a quantidade de aparelhos que vêm adotando o sistema operacional de código aberto para o Google. [Fonte: Jornal AN]

*Veja Quadro Aqui

Nenhum comentário:

MAIS BLOGS: