sábado, 20 de novembro de 2010

Astrônomos descobrem primeiro planeta originário de fora da Via Láctea


Ilustração mostra como seria o planeta descoberto e sua estrela - European Southern Observatory / AFP

Nos últimos 15 anos, quase 500 planetas extrassolares — ou seja, orbitando outras estrelas, não o nosso Sol — foram encontrados, de modo que a localização de mais um não deveria atrair atenção especial. HIP13044b, porém, é diferente: trata-se, segundo os astrônomos, do primeiro planeta descoberto originário de outra galáxia.

— É uma descoberta muito excitante — comemorou Rainer Klement, cientista do Instituto de Astronomia Max Planck, com sede em Heidelberg, na Alemanha, e autor do artigo sobre o planeta, publicado quinta-feira na revista Science Express.

O planeta recém-encontrado tem uma massa pelo menos 1,25 vez superior à de Júpiter e circunda uma estrela batizada de HIP13044, um gigante perto do fim de sua vida — já consumiu a maior parte do seu estoque de hidrogêneo e expandiu em muito seu diâmetro, um destino semelhante ao que o Sol enfrentará daqui a cerca de 5 bilhões de anos.

Ano do planeta HIP13044b tem duração de apenas 16 dias.

A estrela, situada a aproximadamente 2 mil anos-luz da Terra, faz parte da chamada Corrente Helmi, um grupo de sóis que, conforme os astrônomos, pertenceu outrora a uma galáxia anã, “devorada” pela Via Láctea entre seis e nove bilhões de anos atrás.

HIP13044b orbita sua estrela a uma distância relativamente pequena — seu ano, ou seja, uma volta completa, dura apenas 16 dias, contra os pouco mais de 365 da Terra. O planeta foi encontrado graças a pequenas alterações que sua gravidade provoca no movimento do seu sol, detectadas graças a um espectógrafo conectado a um telescópio no observatório La Silla, no norte do Chile.

— Essa descoberta é parte de um estudo pelo qual estamos sistematicamente procurando exoplanetas que orbitem estrelas velhas — explicou Johny Setiawan, também do Instituto Max Planck. [Fonte: Zero Hora]

Nenhum comentário:

MAIS BLOGS: