Pesquisa Personalizada


Receba as atualizações de Astronomia Hoje por e-mail:

Ouça Temas da Bíblia Agora:

Estude a Palavra de Deus Agora!

Estude a Palavra de Deus Agora!
Cursos e Estudos Bíblicos Gratuítos

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Erupção solar chega a 160.000km de altura e escapa no Sistema Solar




Enquanto você tem um dia relativamente calmo na Terra, as coisas andam agitadas lá em cima. O Sol está violento, cuspindo plasma extremamente quente em uma erupção na superfície. A explosão é realmente grande – maior do que dez Terras.
A erupção é conhecida como ejeção de massa coronal (CME na sigla em inglês), quando os campos magnéticos do Sol puxam uma quantidade incrivelmente enorme de gás quente. “Uma CME pode conter um bilhão de toneladas de matéria, que pode ser acelerada a vários milhões de quilômetros por hora em uma explosão espetacular”, diz a NASA.
Além disso, a NASA explica que “o material solar flui para o meio interplanetário, impactando qualquer planeta ou nave em seu caminho”. Eles nos disseram que este jato de plasma chegou aos limites do nosso Sistema Solar.
E a megaexplosão é enorme. Karen Fox, da NASA, nos diz que a “altura” da CME, em nossa perspectiva, era de “25 raios de Terra”, ou cerca de 160.000km (isso significa, é claro, mais de 10 diâmetros da Terra). O que você vê abaixo é a explosão antes de se desprender do Sol, girando para fora e para frente. Felizmente, esta CME não veio em direção à Terra, mas mesmo assim: use protetor solar. [NASA]

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada

Livro Gratuito em PDF - Baixe Agora!