domingo, 13 de janeiro de 2013

Astrônomos descartam choque de asteroide Apophis com a Terra em 2036




Getty Images - Ilustração mostra o asteroide Apophis passando perto da Terra

O risco de choque do asteroide Aphophis com a Terra em 2036 foi descartado nesta semana por cientistas da Nasa. Astrônomos puderam observar o asteroide quando ele passou a 14,5 milhões de quilômetros de distância da Terra nesta quarta-feira (9), e puderam recalcular a trajetória da rocha do espaço. Eles concluiram que a Terra não faz parte da rota do asteroide em 13 de abril de 2036 , como se acredita anteriormente.

Com cerca de 323 metros de diâmetro, o asteroide poderia causar estrago semelhante a 100 bombas atômicas. Há nove anos, quando o asteroide Apophis foi observado pela primeira vez, astrônomos afirmaram que havia uma chance de 2.7% de ele atingir em cheio o planeta. Logo depois, eles reduziram as chances ainda mais para uma em 250 mil. 

"Certamente o choque em 2036 está descartado", disse Donald Yeomans, gerente do programa da agência espacial americana que monitora objetos próximos a Terra. "É por isso que rastreamos estes objetos, para termos certeza de que eles não vão se aproximar a ponto de se tornarem perigosos”
Yeomans disse que, de acordo com os novos cálculos, o asteroide, que recebeu o nome do deus da escuridão na mitologia egípcia, não vai chegar mais perto do que 31.200 km da Terra.
A observação feita pelos astrônomos esta semana além de descartar a possibilidade de um choque com a Terra, também determinou com mais precisão o tamanho do asteroide. Os astrônomos concluíram que o asteroide tem mais 54 metros de diâmetro que o previsto anteriormente. [Fonte: IG - Com informações da AP]

Nenhum comentário:

MAIS BLOGS: