segunda-feira, 5 de maio de 2014

Nasa investe em roupas para missões de humanos a Marte em 2030

Protótipo de traje espacial de 'série Z' simula condições de ambiente do planeta vermelho
A NASA apresentou o que será o próximo protótipo de roupas para missões em Marte. O protótipo, chamado de Z-2, oferece melhor mobilidade e foi desenhado especialmente para lidar com as condições de ambiente do planeta vermelho.
A escolha do nome foi resultado da votação que a agência espacial realizou com internautas em um website dedicado ao projeto. As opções fornecidas aos visitantes da página baseavam-se em três conceitos – tecnologia, tendências da sociedade e biomética.
Todos os três projetos foram criados pelo fabricante de roupas ILC e pela Universidade de Filadélfia, nos Estados Unidos. A primeira opção consistia em roupa que emulava características de bioluminescência de animais aquáticos, enquanto a segunda simulava como as roupas de hoje poderiam se parecer no futuro. No entanto, a opção vencedora foi a de biomimética, que ganhou 233.431 mil votos.
O Z -2 é o mais recente protótipo do projeto de roupas espaciais da NASA, chamado de série Z. Ele baseia-se no protótipo anterior, o Z- 1. É o primeira “roupa de mobilidade planetária específica para superfície” a ser testada em um vácuo completo, além de usar varreduras a laser humano 3D e hardware 3D-impresso, afirma a NASA. A vestimenta também possui estruturas resistentes ao impacto.
Outra grande diferença entre os dois protótipos é o material do qual que é feito. Enquanto o Z-1 tinha a parte superior do tronco macia, o Z-2 tem a parte superior do tronco feita de um material rígido. A Nasa explicou que esse detalhe oferece a durabilidade que as roupas para atividades planetárias extraveicular requerem. Os desenhos do ombro e do quadril também são diferentes. O Z- 2 tem várias melhorias que levam em conta o movimento complexo das articulações.
Os materiais utilizados no Z-2 foram escolhidos para lidar com um ambiente de vácuo completo. A Nasa está planejando uma campanha de testes abrangentes para ver como a vestimenta espacial se comporta em um ambiente que imita a falta de atmosfera encontrada no espaço. A ação será testada no Laboratório de Flutuação Neutra, uma piscina interna que a Nasa usa para treinar astronautas para caminhar no espaço. A agência vai realizar mais testes em um local que simula a superfície rochosa de Marte, localizado no Centro Espacial Johnson, para avaliar o desempenho da roupa.
A versão final da Z-2 deve ficar pronta para testes em novembro. As lições aprendidas serão usadas para projetar o Z-3.
A Nasa estabeleceu uma meta ambiciosa de enviar seres humanos a Marte em 2030 e, por isso, o desenvolvimento de um traje espacial para missões está na lista de prioridades da agência. No entanto, o protótipo da série Z ainda está pronto para fases de teste em voo, o que significa que não pode ser usado em uma viagem ao espaço ainda. [Fonte: itweb]

Nenhum comentário:

MAIS BLOGS: