quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Cientistas Fazem Descoberta Que Pode Mudar Para Sempre a Nossa Compreensão do Universo

 


Cientistas fizeram uma descoberta que pode transformar completamente nossa compreensão sobre a energia escura, um dos principais componentes do universo, nos próximos anos.


De acordo com a AP News, há décadas, os cientistas sabem que o universo está se expandindo, impulsionado por uma força misteriosa.


Além disso, acreditava-se, até então, que essa expansão ocorria em aceleração constante.

Essa força, invisível e impossível de medir diretamente, foi nomeada energia escura.


Os cientistas teorizavam que, além de ser uma força constante, é perfeitamente ajustada ao modelo matemático padrão do cosmos, explicando a simetria do universo.


De acordo com a NASA, a energia escura compõe cerca de 70% do universo, enquanto as estrelas e a matéria visível somam apenas cerca de 5%.


No entanto, com a nova pesquisa, os cientistas passaram a questionar não apenas o funcionamento, mas até mesmo a própria existência da matéria escura, causando um grande impacto em diversos campos científicos, informou a AP News.


Os resultados foram apresentados por uma colaboração internacional de 900 cientistas especializados no estudo do movimento das galáxias.


A equipe internacional descobriu que a força responsável pelo movimento das galáxias e, consequentemente, pela expansão do universo, em vez de ser uma constante, pode mover-se de forma irregular.


Segundo a AP News, a colaboração internacional já havia apresentado resultados semelhantes no início deste ano. Agora, com uma análise mais abrangente, o novo estudo confirmou os mesmos achados.


Nenhum comentário:

MAIS BLOGS: