quarta-feira, 11 de julho de 2007

PHOENIX BUSCARÁ VIDA EM MARTE


Sonda Phoenix buscará vida no permafrost marciano:


Ilustração de artista da Nasa mostra a sonda Phoenix em solo marciano. A Phoenix, última sonda americana para exploxar Marte, está pronta para o lançamento no início de agosto para estudar, pela primeira vez, o permafrost do Planeta Vermelho e detectar possíveis formas de vidas passadas e presentes em suas planícies árticas. Foto:/AFP




A Phoenix, última sonda americana para explorar Marte, está pronta para o lançamento no início de agosto para estudar, pela primeira vez, o permafrost do Planeta Vermelho e detectar possíveis formas de vidas passadas e presentes em suas planícies árticas.

"Nossa estratégia de pesquisa da água em Marte deu lugar a uma série de descobertas extraordinárias nesses últimos anos sobre a história hidrográfica deste planeta", explicou na segunda-feira o diretor do Programa de Exploração de Marte na Nasa, Doug McCuistion. "Phoenix vai completar nossa estratégia de exploração marciana, tentando, pela primeira vez, tocar e analisar a água de Marte sob forma de gelo no solo", completou, em uma apresentação à imprensa.

Peter Smith, da Universidade do Arizona (sudoeste), um dos cientistas envolvidos no projeto, explicou que "a Phoenix foi concebida para examinar a história do gelo do permafrost, para medir como a água líquida modificou a química e mineralogia do solo". Com suas duas antenas solares desdobradas, a sonda Phoenix mede 5 metros de largura por 1,52 metro de comprimento e tem um braço robótico de 2,34 metros de extensão, que cavará o solo para atingir a camada de gelo que, segundo os pesquisadores, fica a pelo menos dez centímetros de profundidade.

Uma câmera e uma sonda acoplados ao braço vão examinar o solo e o gelo. A Phoenix também terá uma estação meteorológica com a medição a laser da água e da poeira em suspensão na atmosfera. Esses instrumentos vão ser acionados ao longo dos três meses dessa missão. Segundo a Nasa, a Phoenix deve completar sua missão enfrentando temperaturas de entre -73°C e -33°C. A janela do lançamento, previsto para 3 de agosto, será de 21 dias, da base do Cabo Cañaveral (Flórida, sudeste). Lançada por um foguete Delta 2, a sonda deve chegar a Marte em maio de 2008, após uma viagem de 680 milhões de quilômetros.

Um comentário:

Unknown disse...

O que você acha dessas pesquisas extra-terrestres?

PS: Gostei muito do seu blog. Vou colocá-lo como referência no meu. Eu gosto muito de Astronomia... A cada nova descoberta da Astronomia, eu enxergo mais um pouquinho da grandiosidade de Deus!

Um Abraço!

MAIS BLOGS: