terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Sonda e cometa se encontram no “Dia dos Namorados”


O Valentine’s Day, comemorado nesta segunda-feira (14), que em vários países é equivalente ao Dia dos Namorados para os brasileiros, foi a data escolhida pela Nasa (agência espacial dos EUA) para um “encontro espacial”. Hoje, a sonda Stardust vai fazer um voo rasante sobre o cometa Tempel 1, a uma distância de apenas 200 km, o que é bem pouco em termos de astronomia.  
Se a missão for bem sucedida, vai ser a primeira vez que os cientistas vão ter fotos de “antes e depois” do cometa, o que deve permitir que eles analisem mudanças na superfície do objeto espacial.
Em 2005, o Tempel 1 recebeu uma visita um tanto violenta de uma outra sonda da Nasa, a Deep Impact, que atirou uma bola de cobre sobre o planeta, fazendo com que detritos voassem pelo espaço e uma cratera se formasse sobre o objeto. Mas, como subiu muita poeira após o tiro, a sonda não conseguiu tirar fotos do buraco. A ideia é que a Stardust consiga isso.
O Tempel 1 não é o primeiro cometa com quem a sonda, lançada em 1999, se encontra. Em 2004, ela passou perto do cometa Wild 2 e coletou partículas de poeira do objeto. O material foi mandado para a Terra por meio de uma cápsula que caiu no deserto de Utah, nos Estados unidos.[Fonte: R7]

Nenhum comentário:

MAIS BLOGS: