Pesquisa Personalizada


Receba as atualizações de Astronomia Hoje por e-mail:

Ouça Temas da Bíblia Agora:

Estude a Palavra de Deus Agora!

Estude a Palavra de Deus Agora!
Cursos e Estudos Bíblicos Gratuítos

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Descoberto Quasar mais distante já visto da Terra...

AFP PHOTO / ESO/ M. Kornmesser

A imagem acima é uma impressão artística do quasar mais distante da Terra divulgada pelo Observatório do Sul Europeu (ESO). Em 29 de junho, astrônomos da ESO disseram ter capturado luz de uma “galáxia” antiga e brilhante com um buraco negro super massivo em seu centro. Esse fenômeno é chamado quasar, um objeto astronômico similar a uma galáxia e extremamente brilhante com um buraco negro no núcleo.
Quasares são os maiores emissores de energia do universo, um deles pode liberar até mil vezes mais energia do que uma galáxia inteira. Eles são muito grandes para ser considerados estrelas e pequenos para serem classificados como galáxias, são objetos astronômicos distintos.

Como não existem quasares em nossa galáxia, só sabemos da existência de objetos como esse porque captamos as ondas de rádio que eles emitem com nossos radiotelescópios. Toda a imagem de quasar não é verdadeira, mas um impressão artística baseada em interpretações científicas de como seria sua forma.
Chamado de ULAS J1120+0641, esse quasar emite uma luz vermelha que ajuda os cientistas a calcularem sua distância da Terra. Sua luz leva 12,9 bilhões de anos para chegar até nós. Sua massa é duas bilhões de vezes a do Sol.

O quasar é representado pelo pontinho vermelho no centro da imagem. // AFP PHOTO / ESO/UKIDSS/SDSS
Essa outra imagem feita com base nos resultados das pesquisas Sloan Digital Sky e UKIRT Infrared Deep Sky mostra o quasar como um ponto avermelhado no centro. Além de ser o mais distante encontrado, ele é visto por nós como se estivesse há “apenas” 770 milhões de anos após o Big Bang, explosão que gerou o universo. O que, para a astronomia, é pouco tempo. Por isso, a descoberta pode ajudar a explicar aspectos do início do Universo.[Fonte: Galileu]

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada

Livro Gratuito em PDF - Baixe Agora!