quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Nasa e Japão lançam 2ª versão do mais completo mapa topográfico


A Nasa - agência espacial americana - e o Japão lançaram a nova versão do mais completo mapa topográfico do mundo. Ele pode ajudar profissionais a planejar a construção de estradas, hidrelétricas, a buscar por recursos naturais e a planejar a construção de cidades e de projetos ambientais.
O mapa chamado ASTER GDEM 2, que usa como base imagens registradas a bordo da espaçonave Terra, é gratuito, está disponível online e conta com maior precisão espacial que a versão anterior, lançada em 2009. Além disso, a nova versão do mapa tem gráficos mais realistas.
Segundo Mike Abrams, membro da Nasa, o mapa dá aos usuários as informações topográficas globais com a mais alta resolução disponível hoje. Um dispositivo presente no Terra chamado Aster - sigla para Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer - capturou todas as imagens da nova versão.
A tecnologia foi criada inteiramente pelo Japão, segundo informações do Mashable. Tanto o Aster como o mapa são resultados de uma parceria entre a Nasa e o Ministério da Economia do Japão. As informações vindas do Aster cobrem 99% da superfície terrestre.
O mapa está disponível para downloads no atalho http://goo.gl/li1do
[Fonte: Terra]

Um comentário:

The Last Man disse...

Olá, já vou avisando que não sei muito de astronomia, embora considero a ciência fascinante. Assisto vários documentários no History e no Discovery channel. Gostaria de expor alguns questionamentos sobre a Nasa, mas deixando bem claro que a minha intenção não é tumultuar, ok? Pois bem, vamos por partes:

1º Eu ouvi dizer que o sol está passando por um período de “turbulências”, máxima solar, acho que foi o que eu ouvi.

2º Ouvi que isso se passa uma vez a cada 11 anos, mas que desse vez seria pior, não sei se é verdade.

3º Recentemente li a respeito que a Nasa estaria ocultando e, até mesmo, falsificando fotos do sol tiradas por satélites, para esconder a verdade. Essas informações estão sendo vinculadas por alguns blogs da internet, principalmente um cuja responsável afirma ter provas de que está ocorrendo manipulação de imagens. Veja nos links abaixo:

http://evoluindo-sempre.blogspot.com/2011/09/elenin-seu-acompanhante-e-o.html

http://evoluindo-sempre.blogspot.com/2011/09/os-dias-de-escuridao.html

http://evoluindo-sempre.blogspot.com/2011/09/manipulacao-da-nasa-nas-fotos-do-sol.html

http://evoluindo-sempre.blogspot.com/2011/10/nasa-modificou-as-fotos-de-27-de.html

Gostaria de saber, das pessoas que entendem do assunto, se existe alguma possibilidade dessas matérias terem algum fundo de verdade.

Aproveitando o momento, gostaria de deixar o endereço da minha comunidade, criada para discutir, de forma inteligente e democrática, os assuntos que giram em torno de 2012. Se quiserem, podem aparecer por lá. Abraços!

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=119001563

MAIS BLOGS: