sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Robô da Nasa encontra evidência de água líquida em Marte





Foto: NASA/JPL-Caltech/Cornell/ASU
Veios de gesso são a prova mais convincente até agora de que Marte teve água no passado

O robô enviado pela Nasa a Marte pode ter encontrado um mineral que comprova a existência de água em estado líquido no planeta vermelho. O Opportunity recolheu gipsita, um tipo de mineral que é usado na formação de gesso e que só é consolidado na presença de água. A agência espacial apresentou os resultados na conferência do Sindicato dos Geofísicos dos Estados Unidos, em São Francisco (Estados Unidos).

O Opportunity está a 90 meses em Marte e essa é a primeira evidência dessa espécie que o robô consegue encontrar. O mineral tem a grossura de um dedão humano e entre 40 e 50 centímetros de comprimento. De acordo com cientistas, a descoberta significa que o planeta vermelho já foi bem diferente da maneira como ele se apresenta hoje, principalmente no sentido de ter sido um ambiente mais amigável para a existência de uma variedade de organismos vivos.
Segundo o principal investigador da equipe do Opportunity, Steve Squyres, da Universidade de Cornell, “a descoberta indica que a água fluía através de rachaduras no subsolo. O que encontramos foi formado exatamente no local onde está, o que não pode ser dito em relação a outros depósitos de gipsita em Marte. Não é um mineral incomum na Terra, mas é o tipo de coisa que faz os geólogos pular de alegria”.
Além de Opportunity, o seu ‘irmão gêmeo’, Spirit, também está na superfície de Marte. Ambos concluíram a missão principal em abril de 2004. Ao contrário de Opportunity, Spirit parou de se comunicar com a Terra em 2010.[Fonte: Noticias.br]

Nenhum comentário:

MAIS BLOGS: