quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Telescópio capta colorido de berçário de estrelas

ESO

Nuvem de gás tem formato parecido com a cabeça de uma gaivota. 
O brilho intenso é causado pela radiação de uma estrela jovem e quente situada no seu centro da galáxia

O Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile, conseguiu captar a imagem de uma maternidade estelar conhecida como Nebulosa da Gaivota. A nuvem de gás parece ter a forma de uma cabeça de gaivota e brilha intensamente por causa da radiação muito emitida por uma estrela jovem e quente situada no seu centro.
As nebulosas encontram-se entre os objetos visualmente mais impressionantes do céu noturno. São nuvens interestelares de poeira, moléculas, hidrogênio, hélio e outros gases ionizados, onde novas estrelas nascem. Embora estas nebulosas apresentem diferentes formas e cores, muitas partilham uma característica comum: quando observadas pela primeira vez, as suas formas estranhas fazem disparar a imaginação dos astrônomos, que lhes dão nomes curiosos. 
A imagem detalhada foi obtida pelo instrumento Wide Field Imager montado no telescópio MPG/ESO de 2,2 metros. A Nebulosa da Gaivota situa-se na fronteira entre as constelações do Unicórnio e do Cão Maior, próximo de Sirius, a estrela mais brilhante do céu noturno. A nebulosa está 400 vezes mais distante do que a famosa estrela de Sirius. [Fonte: IG]

Nenhum comentário:

MAIS BLOGS: