sexta-feira, 7 de junho de 2013

Curiosity está a caminho de seu principal objeto de estudo

O jipe-robô Curiosity está a caminho do monte Sharp, seu principal objeto de estudo em Marte. Nessa montanha, Curiosity irá procurar locais onde possa ter existido vida, segundo a Nasa, agência espacial americana.
O jipê-robô chegou a Marte há dez meses na Cratera Gale, uma área perto da linha do equador do planeta. A região foi escolhida pelos especialistas por causa de rochas em camadas, de 5 quilômetros de altura.
Com uma velocidade máxima de 0,15 km/h, Curiosity levará ainda vários meses para chegar ao seu destino final. Durante o caminho, ainda estão programadas pelo menos três paradas para estudos científicos, como medições para determinar a umidade nos locais.
Mas a demora teve um propósito. Os cientistas queriam explorar uma área na direção oposta, onde imagens mostraram três tipos diferentes de rochas se unindo.
Durante a trajetória, o Curiosity fez descobertas relevantes. Perfurou uma amostra a partir de uma laje de rocha e encontrou elementos necessários para a vida microbiana, como hidrogênio, carbono, oxigênio, nitrogênio, enxofre e fósforo. Isso significa que Marte teve condições favoráveis para abrigar vida microbiana. [Fonte: Info.abril]

Nenhum comentário:

MAIS BLOGS: