sexta-feira, 13 de setembro de 2013

NASA: Voyager 1 faz história e vai até onde nenhum dispositivo tinha ido, no espaço interestelar!

A sonda espacial Voyager 1, da NASA, deixou o sistema solar, sendo o primeiro objeto feito pelos seres humanos a entrar no espaço interestelar.
Esclarecendo os debates recentes sobre a localização da sonda lançada há cerca de 36 anos, a Agência Espacial dos EUA anunciou nesta quinta-feira, 12/9, que a Voyager 1 viajou 19,3 bilhões de quilômetros do sol e no último ano tem voado pelo plasma encontrado entre as estrelas.
“Agora que temos novos dados essenciais, acreditamos que esse é o passo da humanidade para o espaço interestelar”, afirmou o cientista do projeto, Ed Stone. “A equipe da Voyager precisava de tempo para analisar essas observações e fazer com que fizessem sentido. Mas agora podemos responder à perguntar que todos estávamos fazendo – ‘Já estamos lá?’ Sim, nós estamos.”
O administrador associado para ciência da NASA, John Grunsfeld, disse nesta quinta que essa jornada histórica é resultado de 40 anos de trabalho duro das pessoas que previram inicialmente a Voyager até as pessoas que a construíram e agora as pessoas que analisam os dados que a sonda envia direto do espaço.
“A Voyager, asism como navegadores antigos, está entrando em novos territórios”, afirmou Grunsfeld. “Algum dia os humanos vão deixar o casulo do nosso sistema solar para explorar o que há além. A Voyager terá liderado o caminho. Isso é uma história de ciência, exploração e uma narrativa de mais de 40 anos de trabalho duro... Essa é quase toda a história da era espacial.”


A gerente de projeto da Voyager, Suzanne Dodd, nota que a sonda foi capaz de fazer essa jornada histórica usando tecnologia de 36 anos atrás. Ela ressaltou ainda que seu smartphone atual tem 240 mil vezes mais memória do que a sonda.

A Voyager 1 foi lançada em 1977 juntamente com sua sonda gêmea Voyager 2. As duas passaram por Júpiter, Saturno, Urânio e Neptuno. Em 1990, elas embarcaram em uma missão para entrar na região interestelar.[Fonte: IDGNOW]

Nenhum comentário:

MAIS BLOGS: