terça-feira, 25 de março de 2014

360 Graus da Via Láctea na ponta dos dedos


Que tal dar um “rolezinho” pela Via Láctea com este novo panorama interativo de 360 graus ? . Mais de 2 milhões de fotos infravermelhas foram tiradas pelo telescópio espacial Spitzer da NASA e colocadas em um mosaico com zoom de 20 gigapixel que leva o espectador a partir de nebulosas, jatos estelares e explosões de bolhas em torno de estrelas supergigantes.
O novo composto, usando imagens infravermelhas tiradas ao longo de última década, foi compilado por uma equipe liderada pela astrônoma Barbara Whitney e revelado em uma conferência organizada pela TEDactive em Vancouver, Canadá, na quinta-feira.
Ao contrário da luz visual, o infravermelho penetra a poeira onipresente concentrada no plano galáctico para revelar estruturas impressionantes.
“Pela primeira vez, podemos realmente medir a estrutura em larga escala da galáxia utilizando estrelas em vez de gás”, explicou Edward Churchwell , professor de UW-Madison de astronomia e co-líder da equipe do projeto.
“Nós estabelecemos, sem sombra de dúvida, que a nossa galáxia tem uma grande estrutura  que se estende até a metade da órbita do sol. Sabemos mais sobre onde os braços da Via Láctea vão. ”
Nomeado GLIMPSE360 (Galactic Legado Mid-Plane Survey Project Extraordinaire), a pesquisa de infravermelho profundo capta apenas cerca de 3% do céu, mas porque se concentra no plano da Via Láctea , onde as estrelas são mais concentradas, mostrando mais da metade de todos os 300 bilhões de sóis da galáxia. [Fonte: Cienciaeastronomia.com]

Nenhum comentário:

MAIS BLOGS: