sexta-feira, 21 de março de 2014

Ocultação de Saturno pela Lua – Transmissão ao vivo em 20/03/2014

Uma ocultação é o fenômeno de passagem de um astro ‘em frente’ a outro, ou seja, durante uma ocultação, um objeto celeste fica no meio do caminho da linha de visada do observador.
Ocultações podem ser provocadas por diversos corpos celestes tais como planetas, asteroides e, principalmente, a Lua. Por ter um diâmetro aparente grande, a Lua frequentemente intercepta diversas estrelas em seu caminho. No passado, a temporização de ocultações de estrelas pela Lua foi importante para se estabelecer correções nos chamados ‘elementos orbitais’ desse satélite e, assim, determinar, com precisão, a influência de perturbações no movimento da Lua, que é bastante irregular.
Hoje, as ocultações principalmente de asteroides pela Lua e de asteroides de estrelas são importantes para se determinar – a partir da curva de brilho – o diâmetro de asteroides. Ocultações de planetas pela Lua tem uma razão mais contemplativa, já que pouco pode ser acrescentado ao nosso conhecimento sobre planetas na era das explorações espaciais.
Essa ocultação inicia-se no dia 20/3/2014 por volta das 22:30 com a Lua aproximadamente a 17 graus acima do horizonte. O fenômeno será relativamente rápido, com egresso previsto por volta das 23:15 com a Lua a 28 graus de elevação. Portanto, a duração total será de aproximadamente 45 minutos.


Link no youtube - Clique aqui!

Um comentário:

davi balmant do 8°Aada sant anna disse...

se eu soubesse e tivesse um telescopio! queria ver! isso é muito raro! pelo menos deu pra ver no video!

MAIS BLOGS: