Pesquisa Personalizada


Receba as atualizações de Astronomia Hoje por e-mail:

Ouça Temas da Bíblia Agora:

Estude a Palavra de Deus Agora!

Estude a Palavra de Deus Agora!
Cursos e Estudos Bíblicos Gratuítos

terça-feira, 1 de julho de 2014

Cometa emite dois copos de água por segundo ao espaço


Uma sonda da Agência Espacial Europeia (ESA) descobriu um cometa que “emite” água para o espaço numa quantidade equivalente a dois pequenos copos a cada segundo, mesmo estando à distância congelante de 583 milhões de quilômetros do sol - quase quatro vezes a distância da Terra ao astro.
A esse ritmo, o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko poderia encher uma piscina olímpica em cerca de 100 dias, segundo a ESA.
As primeiras observações sobre a emissão de vapor de água foram realizadas com ajuda de um instrumento de microondas da sonda Rosetta, o MIRO, no dia 6 de junho, quando a sonda estava a cerca de 350 mil quilômetros do cometa.
"Nós sempre soubemos que veríamos o vapor de água proveniente do cometa, mas ficamos surpresos ao detectá-lo tão rápido", diz o cientista Sam Gulkis, pesquisador encarregado do MIRO no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia, EUA.
A água é um dos principais componentes voláteis de cometas, juntamente com o monóxido de carbono, metanol e amoníaco.
Determinar as alterações na taxa de produção de vapor de água e outros gases, e como este corpo gelado se move ao redor do sol, é importante para a ciência que investiga cometas.
Mas também é vital para o planejamento da missão, porque quando a sonda Rosetta se aproxima do cometa, a emissão de gás pode alterar o seu próprio caminho. [Fonte: Exame]

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada

Livro Gratuito em PDF - Baixe Agora!