terça-feira, 7 de julho de 2015

Assista, em oito minutos, a trajetória de 11 anos da sonda Opportunity em Marte

Em 2004, a Nasa pousou a sonda Opportunity em Marte. Inicialmente, ela deveria funcionar por apenas 90 dias, mas o robozinho já está há 11 anos rodando pelo planeta vermelho. E, durante todo esse tempo, ele percorreu a incrível distância de ... 42,1 quilômetros.
Sim, o Opportunity demorou mais de uma década para completar a mesma distância de uma maratona em Marte. Para celebrar a marca completada em abril, a Nasa lançou um vídeo em time-lapse dessa jornada, que reduz os últimos 11 anos da sonda em apenas 8 minutos.
(O recorde mundial da maratona, completada por humanos, é do queniano Dennis Kimetto: o atleta precisou de 2 horas e 2 minutos para completar a maratona de Berlim, em 2014)
As imagens do lado esquerdo do vídeo foram registradas da câmera que monitora eventuais perigos externos ao robô, a chamada "hazcam", e um mapa na direita mostra o percurso da Opportunity pela superfície marciana. 
Os sons não são reais, mas sim uma interpretação artificial das medidas de vibração registradas pela sonda. Barulhos suaves representam um terreno plano, enquanto barulhos mais altos indicam que o robô está em uma região acidentada de Marte.[Fonte: info.abril.com.br]
Assista ao vídeo:

Nenhum comentário:

MAIS BLOGS: