quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Cientistas descobrem planeta habitável próximo da Terra


Desenho que simula o sistema de Tau Ceti // Crédito: Reprodução Gizmodo
Uma equipe internacional de astrônomos acaba de anunciar uma descoberta incrível - a Tau Ceti, estrela parecida com o Sol que fica a 12 anos luz da Terra, tem um planeta muito parecido com a Terra em sua zona habitável. Isso significa que sua distância de sua estrela mãe é a ideal para que vida se desenvolva por lá.
Tau Ceti é uma estrela realmente próxima - em algumas regiões, é possível vê-la a olho nu durante a noite. Até agora foram descobertos 5 planetas orbitando a estrela - todos com tamanhos variando entre 2 e 6 vezes a massa da Terra.
Segundo um dos astrônomos responsáveis pela descoberta, o professor Steve Vogt, da Universidade da Califórnia - Santa Cruz, a pesquisa contribui para a teoria de que todas as estrelas têm planetas. E isso quer dizer que a nossa galáxia teria muitos planetas candidatos a serem habitados ou habitáveis.
Apesar disso, de acordo com Vogt, o universo parece ter mais sistemas com planetas de órbita inferior a 100 dias, equivalente a Mercúrio. "Nosso sistema e o sistema de Tau Ceti seriam incomuns na natureza", conclui.[Fonte: Galileu]

Nenhum comentário:

MAIS BLOGS: