quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Nasa vai enviar outro robô a Marte em 2020



JPL/Nasa
Curiosity em Marte: novo jipe-robô será parecido

A Nasa planeja enviar um novo veículo a Marte em 2020 visando uma missão tripulada ao Planeta Vermelho, disse a agência espacial americana na terça-feira (4).
Para cortar custos, o novo jipe-robô será construído com partes sobressalentes do popular Curiosity, que chegou a Marte em agosto. A missão será comandada pelo Laboratório de Propulsão a Jato (na sigla em inglês JPL), e alguns detalhes ainda precisam ser definidos, como onde o veículo vai pousar e o que exatamente vai procurar em Marte. O Curiosity, por exemplo, tem um laboratório inteiro em seu interior para descobrir se existem substâncias no planeta que permitem a vida, como compostos orgânicos. 
John Grunsfeld, cientista-chefe da Nasa, diz que um dos objetivos da missão seria o de trazer solo e rochas marcianas de volta à Terra -- o Curiosity atualmente não tem como fazer isso. O valor do orçamento também não foi fechado, mas estima-se que fique em torno de 1,5 bilhão de dólares.
Marte vai ver bastante movimento nos próximos anos: uma sonda será lançada ano que vem para estudar a atmosfera marciana, e em 2016, a previsão é que outra sonda de superfície pouse no planeta. Depois deste novo veículo, a vez seria dos seres humanos, já que o governo americano quer que a Nasa leve astronautas ao planeta vermelho em 2030.[Fonte: IG]

Nenhum comentário:

MAIS BLOGS: