Um asteroide de tamanho semelhante ao que explodiu sobre Tunguska, na Sibéria, em 1908, passará pela Terra no dia 15 de fevereiro à menor distância já registrada para um objeto desse porte. Segundo a NASA, porém, não há risco de colisão com o planeta.
O corpo celeste tem aproximadamente 45 metros de diâmetro e é conhecido como 2012 DA14. Passará a 27.650 km da Terra, um nada em termos astronômicos: mais perto do que a órbita de alguns satélites artificiais. O astro foi detectado em fevereiro do ano passado, quando estava a cerca de 4,3 milhões de quilômetros.
Em 30 de junho de 1908, a Sibéria Oriental foi atingida por um asteroide semelhante ao 2012 DA14. A explosão causado pelo impacto foi duas mil vezes maior do que a da bomba nuclear que destruiu a cidade japonesa de Hiroshima em 1945. Dois mil e duzentos quilômetros quadrados de floresta foram destruídos. Se o impacto tivesse ocorrido quatro horas mais tarde, a cidade de São Petersburgo teria sido varrida da face da Terra. [Diário da Rússia]
Nenhum comentário:
Postar um comentário