quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Asteroide passará de raspão pela Terra


2012 DA14: asteroide irá atingir a menor distância da Terra de que se tem notícia desde que os registros começaram nos anos 90

A órbita terrestre receberá nesta sexta-feira (15/02/2013) um ilustre visitante: o asteroide 2012 DA14. Com aproximadamente 45 metros de diâmetro, o corpo rochoso irá passar a cerca 27 mil quilômetros da Terra, sobre a Indonésia. Apesar de ficar marcado como o objeto cuja trajetória registrará a menor distância já alcançada da Terra, a NASA garante que não há qualquer risco de colisão com o planeta ou com satélites no espaço.

Embora sua trajetória chegue muito perto do planeta, não será possível observar o 2012 DA14 a olho nu. Mas, explicou a NASA, quem estiver na região do Leste Europeu, Ásia e Austrália conseguirá enxergá-lo atravessando o céu através de binóculos, por exemplo.
Também não será possível aproveitar os possíveis recursos minerais que compõem o corpo rochoso. “Estimamos que o 2012 DA14 possa valer cerca de 195 bilhões de dólares em metais e combustíveis”, explicou a Deep Space Industries (DSI), uma das empresas pioneiras em mineração espacial. O problema que impede a sua mineração, continuou a DSI, é a sua órbita levemente inclinada em relação à Terra e que torna difícil alcançá-lo.
O 2012 DA14 foi descoberto pelo observatório espanhol La Sagra em fevereiro do ano passado e, segundo a agência espacial americana, a sua passagem será uma oportunidade única para que pesquisadores analisem um objeto próximo da Terra.
Como de costume em situações que podem criar certo alarde no público, como o episódio do calendário Maia, a agência divulgou uma série de explicações sobre o evento espacial que acontecerá amanhã. Confira cinco esclarecimentos importantes da NASA em relação ao 2012 DA14 e um pequeno vídeo explicativo, em inglês, logo em seguida. 
O 2012 DA14 poderá atingir a Terra?
Segundo cálculos dos especialistas da agência, a resposta é não. “A órbita do 2012 DA14 é muito bem conhecida e ele não chegará a menos de 27 mil quilômetros da Terra”, afirma a NASA.
Qual o tamanho do 2012 DA14?
Estima-se que o asteroide tenha cerca de 45 metros de diâmetro e massa em 130 mil toneladas. Ainda segundo a agência, ele irá viajar a uma velocidade de aproximadamente 28 mil quilômetros por hora ou em torno de 7,82 km por segundo. [Fonte: Exame]



Nenhum comentário:

MAIS BLOGS: