sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Meteoro cai na Rússia, causa destruição e deixa mais de 1000 feridos atingindo o solo!!!

Pesquisadores da Academia de Ciências da Rússia estimam que o meteorito que atingiu a região russa de Montes Urais nesta sexta-feira dia 15/02/2013 pesava cerca de 10 toneladas e entrou na atmosfera da Terra a uma velocidade de pelo menos 54 mil quilômetros por hora. O objeto celeste deve ter se fragmentado a cerca de 30 quilômetros acima do solo. As informações são do site do periódico britânico The Guardian.
Para se ter uma ideia de comparação, o asteroide que deve cruzar "raspando" pela Terra na tarde de hoje tem massa de 130 mil toneladas e cerca de 45 metros de diâmetro.
Pelo menos 500 pessoas se feriram após a queda do meteorito, a maioria por estilhaços de vidro. O susto foi provocado após o choque do objeto com a atmosfera, o que provocou uma grande pressão, com deslocamento de ar. 
Veja vídeos publicados no Youtube:


Imagem mostra buraco de 6 metros após queda de meteorito


Autoridades informaram que o meteorito caiu em um lago congelado - Foto: AFP



Meteorito deixa quase mil feridos e causa pânico na Rússia


Moscou - Vários meteoritos caíram na manhã desta sexta-feira na região russa dos Urais, acompanhados por clarões incandescentes e violentas explosões, derrubando paredes e janelas, provocando pânico e ferindo quase 1.000 pessoas, afirmou o governador da região de Cheliabinsk, Mikhail Yurevich, citado pela agência pública Ria Novosti.
"O número de feridos é de 950", declarou o governador. O balanço anterior era de mais de 500 feridos na região, muitos deles por estilhaços devido à quebra das janelas.
O trânsito pela manhã foi detido subitamente na cidade de Cheliabinsk, nos Urais, enquanto o meteorito queimava parcialmente em sua queda ao ingressar na camada inferior da atmosfera sobre a cidade, iluminando o céu, segundo imagens exibidas pela televisão.
Não está claro se este meteorito está vinculado ao asteróide 2012 DA 14, que deve passar a 27.000 km da Terra ainda nesta sexta-feira, em um trajeto próximo ao planeta.
O ministério do Interior havia informado pouco antes que mais de 400 pessoas ficaram feridas, três delas em estado grave, pela onda de choque, em Cheliabinsk e em outras cinco cidades. O ministério das Situações de Emergência apontou que as comunicações dos telefones celulares estavam momentaneamente cortadas.
"Às 09h20 (01h20 de Brasília) foi observado um objeto em Cheliabinsk que voava em grande velocidade e deixava um rastro. Dois minutos depois foram ouvidas duas explosões", afirmou Yuri Burenko, funcionário do Escritório Regional de Situações de Emergência.[Fonte: Exame/Yahoo]
Fábrica de zinco danificada pelos meteoritos em Cheliabinsk, 15 de fevereiro, 2013

Danos à loja em Cheliabinsk por causa de meteoritos: 
a maioria dos feridos foi vítima de vidros quebrados




Nenhum comentário:

MAIS BLOGS: