quarta-feira, 9 de abril de 2014

Fenômeno permite ver Marte a olho nu de qualquer parte da Terra


Um fenômeno que acontece a cada dois anos permite observar o planeta Marte a olho nu de qualquer parte da Terra. É a época em que o “Planeta Vermelho” fica mais perto da Terra.
A cada 26 meses, a Terra passa entre o Sol e Marte e a distância entre a Terra e Marte cai de 377 milhões de quilômetros pra 100 milhões de quilômetros. Os dois planetas e o Sol ficam alinhados. Esse fenômeno, chamado de oposição de marte, dura 15 dias.
"Esse momento é o de maior aproximação com a Terra. Então, é um ótimo momento para observar o planeta, já que ele se encontra no seu momento mais próximo à Terra”, explica Ediclê Fernandes, professor de física.
No Instituto Federal do Rio Grande do Norte, dezenas de pessoas fizeram fila para observar Marte pelo telescópio. “Com essa aproximação, se a gente tiver uma lente boa de telescópio, com diâmetro bom, a gente consegue ver até as calotas polares e alguns detalhes específicos do planeta que, em outros dias de observação, nós não conseguimos ver se ele não tiver em oposição com a Terra”, afirma a professora de física, Romênia Silva.
Marte também é conhecido como o Planeta Vermelho, porque na sua superfície há muitas rochas compostas por ferro. “Ele é avermelhado devido a sua composição química, da sua geologia. Ele tem muitos componentes ferrosos e rochosos, então ele espalha uma cor avermelhada devido ao solo, que tem muita quantidade de ferro”, explica Antonio Araujo, presidente da Associação Norte-Riograndense de Astronomia.[Fonte: G1]

Nenhum comentário:

MAIS BLOGS: