sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Nasa lança com sucesso missão Juno rumo a Jupiter

Foguete Atlas decola levando a Juno ao espaço
(Foto: Reprodução/Nasa TV)
A Nasa lançou com sucesso às 13h25 (horário de Brasília) desta sexta-feira (5/8/2011) a sonda espacial Juno rumo a Júpiter. A nave vai estudar a atmosfera do gigante gasoso para entender melhor a formação tanto do planeta quanto do próprio Sistema Solar.
A sonda volta a passar pela Terra em 2013, para usar a gravidade de nosso planeta como um estilingue para lançá-la em direção a Júpiter, onde chegar em julho de 2016.
Lá, vai ficar um ano (terrestre) fazendo imagens e análises – ao todo, serão completadas 33 órbitas antes da nave espacial se chocar contra o planeta.
Júpiter é o maior de nossos vizinhos, onze vezes maior do que a Terra e com uma massa maior que duas vezes todos os outros planetas juntos. Assim como Saturno, Urano e Netuno, ele é gasoso – ao contrário de Terra, Marte, Vênus e Mercúrio.
Entre suas missões, a Juno deve determinar a composição da atmosfera do planeta e exatamente quanta água existe por ali. A sonda também vai estudar os pólos e o campo magnético de Júpiter.[Fonte: G1]



Nave Juno vai contar com miniaturas Galileu e de deuses romanos:

Três miniaturas de brinquedo dos deuses romanos Júpiter, sua mulher Juno e do cientista Galileu Galilei estão a bordo da nave Juno. Cada uma das pequenas "estátuas" mede 3,8 centímetros.
As pecinhas foram incluídas na missão após uma parceria da agência espacial norte-americana (Nasa) com a empresa Lego, que cria pecinhas para montar e bonecos de brinquedo para crianças. A ideia é estimular a curiosidade infantil por astronomia, matemática e temas voltados à tecnologia.
A nave viajará por cinco anos até atingir a órbita de Júpiter. O objetivo é conduzir observações e pesquisas no maior dos planetas do Sistema Solar.

Da esquerda para a direita: Júpiter, sua mulher Juno e Galileu Galilei. (Foto: Nasa / AP Photo)


Nenhum comentário:

MAIS BLOGS: