Pesquisa Personalizada


Receba as atualizações de Astronomia Hoje por e-mail:

Ouça Temas da Bíblia Agora:

Estude a Palavra de Deus Agora!

Estude a Palavra de Deus Agora!
Cursos e Estudos Bíblicos Gratuítos

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Telescópio encontra aglomerados estelares

Aglomerados estelares encontrados pelo telescópio infravermelho / ESO
Apenas 2.500 aglomerados abertos foram encontradas na Via Láctea, mas os astrônomos estimam que possam existir cerca de 30.000
Usando dados do telescópio infravermelho VISTA, instalado no Observatório Paranal do ESO (Observatório do Sul Europeu, na sigla em inglês), uma equipe internacional de astrônomos descobriu 96 novos aglomerados de estrelas escondidos pela poeira da Via Láctea. As imagens foram divulgadas nesta quarta-feira no site do observatório.

Esses objetos pequenos e fracos eram invisíveis às pesquisas anteriores, mas não escaparam dos detectores sensíveis de infravermelho do maior telescópio de pesquisa do mundo, com o qual é possível observar através da poeira.

Este resultado vem apenas um ano após o início do programa VVV (VISTA Variáveis na Via Láctea). Segundo um dos principais autores do estudo, esta descoberta destaca o potencial do VISTA e do VVV para encontrar aglomerados de estrelas, especialmente aqueles localizados em locais empoeirados de formação estelar em nossa galáxia.

A maioria das estrelas com mais de metade da massa do nosso Sol se formam em grupos, chamados de aglomerados abertos. Estes grupos são os blocos de construção das galáxias e vitais para a formação e evolução de galáxias como a nossa.

No entanto, aglomerados estelares se formam em regiões muito poeirentas que se difundem e absorvem a maior parte da luz visível que as estrelas jovens emitem, tornando-os invisíveis para a maioria das pesquisas céu, mas não para o 4.1-m telescópio infravermelho VISTA.

Desde a antiguidade, apenas 2.500 aglomerados abertos foram encontradas na Via Láctea, mas os astrônomos estimam que possam existir cerca de 30.000, escondidos atrás da poeira e gás.

Enquanto os aglomerados abertos, grandes e brilhantes, são facilmente localizáveis, esta é a primeira vez que tantos grupos fracos e pequenos foram encontrados em uma vez. [Fonte: Band]

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada

Livro Gratuito em PDF - Baixe Agora!