quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Telescópio da Nasa detecta sinais de grafeno

Concepção artística dos sinais de grafeno encontrados / IAC/NASA/NOAO/ESA/STScI/NRAO 
 
A Nasa divulgou nessa segunda-feira, que o Telescópio Especial Spitzer identificou, pela primeira fez, sinais de grafeno, material formado por uma camada única de átomos de carbono, arranjados em hexágonos, como em colmeias de abelha em duas galáxias próximas, as Nuvens de Magalhães.

O cristal de carbono é conhecido pelas suas incríveis propriedades: entre elas por ser forte, ultrafino e por conduzir eletricidade tão bem quanto o cobre.

Se confirmada, a descoberta poderá trazer grandes evoluções para compreender não só as reações químicas do espaço, como também a origem da vida.

Além do grafeno o telescópio encontrou moléculas chamadas C70, esferas de carbono com 70 átomos. Os cientistas acreditam que essas moléculas estão presentes em asteroides e podem ter contribuído, de alguma forma, para o surgimento da vida na Terra.

A pesquisa sobre grafeno no espaço foi liderada por Domingo Aníbal García-Hernández, do Instituto de Astrofísica de Canarias, na Espanha, e publicada na  Astrophyscial Journal Letters. [Fonte: Band.com]

Nenhum comentário:

MAIS BLOGS: