segunda-feira, 9 de julho de 2012

Nasa divulga imagens inéditas da superfície de Marte



A Nasa, a agência espacial americana, divulgou no domingo (8) a imagem de uma cratera de Marte feita a partir de 817 fotografias tiradas ao longo de quatro meses. As fotografias foram feitas pelo jipe-robô Opportunity, de 21 de dezembro de 2011 a 8 de maio de 2012, durante missão de inverno no planeta vermelho.
O local é chamado de Greeley Haven, algo como Refúgio de Greeley. O nome é uma homenagem a Ronald Greeley (1939-2011), que fez parte da missão e foi professor da Universidade Estadual do Arizona, formando muitos cientistas.
No lado esquerdo da fotografia, é possível ver as marcas da passagem do Opportunity pelo solo de Marte. Na parte inferior da imagem, há os painéis solares do robô.
O Opportunity está em Marte desde 2004. Mas no último inverno, ficou em uma encosta virada para o norte pra captar mais energia nos painéis solares, já recobertos por uma espessa camada de poeira. 
Nos meses em que esteve no Greely Haven, o robô pôde explorar o local para que os cientistas entendessem melhor o giro em torno do eixo do planeta, a composição do solo e do interior de Marte, além de monitorar a atmosfera e as mudanças na superfície.
As cores da imagem foram alteradas para facilitar a observação dos detalhes, segundo a Nasa.
No próximo mês, a sonda Curiosity deverá chegar à Marte. Conhecida formalmente como Laboratório Científico de Marte, é apelidada de "máquina de sonhos". Isso porque ela é o equipamento mais avançado já construído até agora para explorar a superfície do vizinho mais próximo da Terra, com custo de US$ 2,5 bilhões.
A Curiosity leva seu próprio laboratório de análise de rochas e tem como objetivo buscar indícios de que tenha existido vida em Marte.[Fonte: Veja]

Nenhum comentário:

MAIS BLOGS: