Pesquisa Personalizada


Receba as atualizações de Astronomia Hoje por e-mail:

Ouça Temas da Bíblia Agora:

Estude a Palavra de Deus Agora!

Estude a Palavra de Deus Agora!
Cursos e Estudos Bíblicos Gratuítos

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Telescópio Hubble descobre quinta lua de Plutão




AP
Imagem do Hubble mostra Plutão e três de suas luas

Astrônomos descobriram que havia algo escondido ao redor do distante e gelado planeta anão Plutão. Uma equipe de cientistas, a partir de dados do telescópio Hubble, afirmou nesta quarta (11) a ter encontrado a menor lua de Putão. Com isto o planeta-anão passa a ter cinco luas conhecidas.
“Ainda não terminamos as buscas”, disse Hal Weaver, da Universidade Johns Hopkins, e que acredita que possam existir outras luas ao redor de Plutão.
Estima-se que a minilua tenha 24 quilômetros de diâmetro, menor que a anunciada no ano passado e que tinha 35 quilômetros de diâmetro. Caronte, a maior lua de Plutão descoberta em 1978, tem cerca de mil quilômetros de diâmetro. As outras duas luas Nix e Hydra, foram descobertas em 2005.
Acredita-se que as luas tenham sido formadas após a colisão entre Plutão e um objeto no Cinturão de Kuiper, disco repleto de pequenos corpos celestes que fica fora da orbita de Netuno.
Mark Showalter, do instituto Seti, disse que os nomes da nova lua e da descoberta no ano passado não serão divulgados até que a equipe termine de analisar os dados do Hubble, pois podem haver ainda outras luas escondidas. [Fonte: IG - com informações da AP)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada

Livro Gratuito em PDF - Baixe Agora!