Pesquisa Personalizada


Receba as atualizações de Astronomia Hoje por e-mail:

Ouça Temas da Bíblia Agora:

Estude a Palavra de Deus Agora!

Estude a Palavra de Deus Agora!
Cursos e Estudos Bíblicos Gratuítos

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Telescópio Hubble registra momento de explosão de estrela


O telescópio espacial Hubble, da Nasa, registrou na última sexta-feira a imagem de uma estrela "anciã" emitindo gás em um raro formato cilíndrico antes de explodir. É comum que, no final da vida, as estrelas tenham emissões irregulares.
A imagem mostra o momento exato da erupção, enquanto a estrela, chamada de Camelopardalis, ou U Cam, é envolta por uma bolha de gás. Ela é um exemplo de estrela de carbono, uma rara espécie com uma atmosfera que contém mais carbono do que oxigênio.
Localizada na constelação de Camelopardalis (também conhecida como Girafa), próxima do Polo Norte Celeste, a U Cam é bem menor de como aparece na foto. Na verdade, segundo a Nasa, a estrela se encaixaria perfeitamente em apenas um pixel no centro da imagem. Seu brilho, no entanto, é suficiente para saturar os receptores da câmera, fazendo com que ela pareça maior do que realmente é.
O fenômeno da explosão de uma estrela, segundo a Nasa, é normalmente irregular e instável, mas a "concha" de gás expelida pela U Cam é quase perfeitamente esférico.[Fonte: Terra]

Imagem mostra o momento exato da erupção, enquanto a estrela U Cam é envolta por uma bolha de gás
Foto: Nasa/ Divulgação

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada

Livro Gratuito em PDF - Baixe Agora!