segunda-feira, 18 de março de 2013

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica são prorrogadas


A 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) teve o período de inscrições prorrogado até o dia 24 de março devido ao grande número de escolas se cadastrando. As provas ocorrerão no dia 10 de maio e serão divididas em quatro níveis. Podem participar estudantes dos ensinos fundamental e médio.
Segundo o astrônomo e coordenador nacional da OBA, João Canalle, cada prova será constituída de 10 perguntas: cinco de astronomia, três de astronáutica e duas de energia. "As questões serão, em sua maioria, de raciocínio lógico", informa.
Os estudantes mais bem classificados vão integrar as equipes que representarão o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, de 2014, além de participarem, nesse ano, das Jornadas Espacial, de Energia, de Foguetes e do Space Camp.
Mostra de Foguetes

Além da olimpíada, as escolas também poderão participar da VII Mostra de Foguetes (MOFOG). O evento avalia a capacidade dos jovens de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet ou de canudo de refrigerante. Para isso, as instituições devem se cadastrar primeiramente no site da OBA. http://www.oba.org.br

A MOFOG ocorre dentro da própria escola e possui quatro níveis. Não há obrigatoriedade em relação ao número mínimo ou máximo de alunos participantes. Os foguetes deverão ser elaborados e lançados individualmente ou em equipe. Após o dia 10 de maio, a escola deverá informar os nomes dos participantes e os alcances obtidos por seus foguetes. No final, todos, incluindo professores e diretores, recebem um certificado da OBA e os estudantes que alcançarem os melhores resultados receberão medalhas.
Os estudantes do ensino médio que se destacarem serão convidados para a Jornada de Foguetes, que esse ano terá a participação especial de estudantes colombianos medalhistas. Além de palestras com especialistas, nesse evento os participantes vão apresentar e lançar seus foguetes diante de uma comissão julgadora. Os vencedores receberão material didático e um troféu. Ainda serão distribuídas bolsas de Iniciação Científica Júnior, com duração de um ano.[Fonte: Terra]

Nenhum comentário:

MAIS BLOGS: