segunda-feira, 11 de março de 2013

Nasa recalcula idade da estrela mais antiga do universo


Cientistas da Nasa recalcularam a idade da estrela HD 140283, conhecida como Estrela Matusalém. Ela é considerada a estrela mais antiga do universo.
Essa estrela já é alvo de estudo dos astrônomos há mais de um século. Ela é formada por hidrogênio e hélio, os mesmos componentes do Sol, e está a 190 anos-luz do Sistema Solar.
O novo cálculo da Nasa aponta que a estrela tem 14,5 bilhões de anos, mas com margem de erro de 0,8 bilhão para mais ou para menos. Isso significa que ela pode ter de 13,7 a 15,3 bilhões de anos.
Estimativas anteriores diziam que a estrela poderia ter 16 bilhões de anos. Isso fez com que os pesquisadores calculassem novamente a idade de HD 140283.
A nova medição reduz a margem de idade da estrele. Isso permite que sua existência seja mais compatível com a idade calculada do universo. Isso porque a grande explosão que originou o universo, o Big Bang, aconteceu há 13,8 bilhões anos. Portanto, havia um paradoxo entre a existência da estrela e a idade do universo.
O novo cálculo faz com que a idade da estrela seja mais plausível. Agora, a Nasa pode confirmar que a estrela HD 140283 é a mais antiga do universo e com uma idade bem definida. A Estrela Matusalém está nos primeiros estágios de se expandir e se tornar uma gigante vermelha.[Fonte: Info.Abril]


Nenhum comentário:

MAIS BLOGS: